Tuesday, December 1, 2009
Monday, November 9, 2009
"O meu filho não é jogador violento, é um jogador viril."
Esta foi uma declaração do pai de Bruno Alves, defesa central do F.C. Porto, que o defendia numa altura de contestação e surpresa em que jogo após jogo, o defesa central da "cantera" do Porto, fazia entradas violentas sucessivas sem que fosse expulso e muitas vezes nada se assinalava.
Não estou a "atacar" tal jogador por ser do FCP. Até admirava a forma matreira, e muitas vezes teatral, do Jorge Costa. Dava pancada, mas com alguma classe e dissimulação.
Este vídeo percorre meio mundo a uma velocidade feroz. E aconteceu algo que nunca aconteceria por aqui. Falamos de um jogo de futebol universitário feminino em que uma jogadora distribui cacetada a torto e a direito. Resultado: por estar filmado, foi banida de jogar, PARA SEMPRE, no circuito universitário. O mais engraçado é que nenhum dos lances foi considerado falta pela equipa de arbitragem.
Pergunto-me se não poderia ocorrer algo semelhante ao "jogador viril" Bruno Alves. Vejam isto e depois digam-me alguma coisa.
Tuesday, October 20, 2009
No meu tempo...
Nem os guarda redes podiam fazer "roleta". Nos matraquilhos claro
0 comments Labels: festa, taça
Thursday, September 10, 2009
I Love This Game.
Tudo é bonito. A excelente jogada individual, uma tabela e um passe a desmarcar Valdez que finaliza da melhor maneira, tudo em primeiro toque. Depois a celebração colectiva do golo que daria uma qualificação para a maior competição de selecções.
Haverá melhor?
Wednesday, September 2, 2009
Transferências
Este ano tivemos um mercado de transferências bem agitado. No plano nacional, saúda-se a entrada de vários jogadores de classe superior que, seguramente, melhorarão o nível(baixo) de futebol a que estamos habituados na nossa liga.
Ora e então não é que, quando o mercado parecia acalmar e as equipas já pareciam ter os seus planteis estabilizados, uma transferência agita com os amantes de futebol em Portugal.
Não, não falo de Angulo.
A Selecção da Federação Portuguesa de Futebol(S.A.D.?) adquiriu os direitos desportivos do jogador Liédson da Silva Muniz(conhecido simplesmente por Liédson) com duração indefinida.
(Enquanto escrevo este texto vários pensamentos passam pela minha cabeça, no entanto vou tentar minimamente objectivo e politicamente correcto)
A selecção nacional devia ser (e, até a relativamente pouco tempo, o foi) a fronteira entre o futebol-negócio e o futebol-paixão. Devia ser uma competição mais saudável, onde a integridade e os valores deveriam superiorizar-se á vontade de ter sucesso sem olhar a meios. Onde as várias nações se gladiariam pelo amor ao país onde nasceram, onde o representar o país era o expoente máximo da sua carreira.
Devia ser uma equipa formada pelos jogadores que tivessem nascido em Portugal ou, pelo menos, se tivessem formado "futebolísticamente" no nosso país. Ora nada disso aconteceu com ele. Tem 31 anos(nasceu a 17 de Dezembro de 1977), veio para Portugal em 2003!! Não está em causa o valor do jogador neste caso específico(ou de casos anteriores, como Deco ou Pepe), mas sim a maneira de estar no desporto. Liédson é, para o Queiroz e Merdail(denominação carinhosa de Sérgio Conceição- jogador que, goste-se ou não, sempre deu tudo na selecção, um verdadeiro símbolo), o seu D. Sebastião, uma réstia de esperança para que se consiga qualificar para África do Sul 2010 e, desta forma, esconder as suas incompetências.
Não esperava que o professor Queiroz, responsável segundo muitos pelo salto competitivo do futebol português em finais de 80/princípios de 90, se descartasse das suas convicções e pusesse em causa a sua forma de estar no futebol. Tinha-o como uma pessoa íntegra. Errei. Não me esqueço das críticas feitas no ultimo europeu nos cadernos especiais d'A bola ou do Record, não me recordo em qual, em que dizia que as selecções deveriam acabar, porque só prejudica o trabalho efectuado nos clubes. Partilho dessa ideia. É preferível que se acabe com a selecção do que retirar-lhe toda a sua dignidade.
O argumento principal dos apoiantes deste fenómeno é que o já foi aberto um precedente e que outras nações também o fazem. Dessa forma, também um serial killer em tribunal tem como "desculpa" que os seus actos já foram feitos no passado e noutros países, pelo que, com sorte, em vez de condenado receba uma menção do presidente da república!(peço desculpa pela analogia descabida, serve apenas como exemplo)
Para a dupla Queiros/Merdaíl, tenho uma sugestão: Carlão. O avançado é visto como o novo Liédson, é preciso mais? Falem com o empresário e prometam-lhe um passaporte Português. Seremos ainda mais fortes!
Não sou simpatizante(deixei de o ser a algum tempo) e muito menos sócio, mas no dia em que a Selecção se formar S.A.D. talvez compre algumas acções, que este projecto rende bom dinheiro a várias "intervenientes do fenómeno desportivo". Utilizando o raciocínio geral: se outros o fazem, porque razão ficar para trás?
0 comments Labels: Brasil, federação, Portugal
As regras do jogo.

Muito se tem posto em causa a "verdade desportiva" (sim, as aspas indicam um pouco de sarcasmo) devido a erros de arbitragens que, para mim, alguns não foram nada arbitrários.
Penso, na pura da minha insignificância enquanto ser opinativo do mundo do futebol, que antes de mudar por completo uma modalidade de tradições e de elementos básicos e simples sendo, por isso, algo apelativo e bonito devia-se cumprir a lei, sem imparcialidade e "com mão pesada", quando se desvenda algum enredo menos próprio e adequado a uma prática desportiva. Trocado por miúdos: Se ficar provado que algum clube pressionou algum órgão oficioso ou pessoa (árbitro) para influenciar um resultado, deve ser punido.
E isso, não aconteceu. Ou aconteceu mais ou menos, o mesmo que nada.
Não nos devemos esquecer que o futebol é um desporto composto por factores humanos. Sempre o foi e sempre será. Como um jogador se engana num passe, um árbitro engana-se a assinalar um fora-de-jogo. E como existem jogadores medíocres, o mesmo é válido para os árbitros. E, "meu deus" (expressão de desespero, nada de crenças religiosas), que maus árbitros nós temos nas nossas relvas nacionais. Mas esse já será um outro problema. De base.
Não nos vale nada discutir se foi penalti, ou não, quando alguém já sabia que iria ser. E não vai ser um 2º árbitro de campo, o "olho de falcão" ou chips electrónicos que vão impor uma "verdade desportiva" se a justiça continuar a ser cega e imparcial.
Tenho dito.
Monday, August 31, 2009
Wednesday, August 26, 2009
Jogo Falado

Já todos se aperceberam que o futebol das tardes de domingo, das queijadas de Sintra e dos nougats 4 a 100 escudos já não existe. Já não existe faz algum tempo, e que falta ele faz a toda a gente, pelo menos a mim. Nesse futebol havia negócio, corrupção, lances duvidosos, grandes jogadores e adeptos. Tinha tudo o que tem hoje, menos uma coisa, essa coisa maldita, que se chama televisão. Sim, eu sei que a televisão esteve sempre presente e unido com o futebol, mas não como agora, não como hoje, não desta maneira.
Quem se lembra do Domingo Desportivo, de "antigamente", tem que sentir vergonha daquilo que se vê hoje no mesmo canal num programa com o mesmo nome. Na altura em que se bebia cerveja a sério nas bancadas dos estádios por esse país fora o papel da televisão para o futebol era o de informar, dar a conhecer os resultados, as jogadas, os golos, as defesas, os campeões. Agora tudo é diferente. Agora querem ir mais além, bisbilhotar, descobrir podres, indagar factores além futebol. Existem programas para tudo, comentadores para todos os gostos. Jogo Falado, Dia Seguinte, Tempo Extra, Trio de Ataque, Pontapé de Saída, são só alguns dos programas que podiam dar uma mais valia ao "desporto rei" mas só agredi e ofende o espectador.
Os tais programas enveredam por vários caminhos, sendo os mais comuns estes:
- Pessoas "ilustres" que se assumem publicamente como um adepto fervoroso de um clube dos "três grandes". Geralmente a cultura futebolística é pouca e por vezes detêm cargos nos clubes que apoiam.
- Intelectuais e entendidos do futebol. Jornalistas que percebem tudo que é tácticas, movimentações, planteis do futebol nacional e estrangeiro. Não tomam partido de nenhum clube, mas toda a gente que gosta de futebol apoia um clube.
- Os ex-jogadores que figuram em programas para dar uma palavra de quem entende o futebol e as suas entranhas. Devia ser uma mais valia, mas por vezes é deprimente.
Estes são os formatos mais usados nas nossas televisões e que pena eu tenho. Acredito que haja uma boa intenção em tudo isto, mas simplesmente não resulta. Pegando num caso prático, segunda feira ouvia Dias Ferreira dizer que os adeptos ainda pioravam o estado actual do Sporting. Condenava os adeptos por estarem insatisfeitos e o demonstrarem. Se dissesse num café a um amigo, tudo bem. Mas não é o caso. Isto é mandar pedras aos adeptos que apanham o metro para ir ao estádio, apanham chuva e frio para apoiar a equipa e/ou arriscam a ir a estádios que não o nosso.
É trair o futebol, que não passa de 90 minutos (mais descontos), uma coisa simples que 12 pessoas o jogam e 4 pessoas o arbitra. Não passa disso.
Um dos casos mais clamorosos, que demonstra como a TV está a apodrecer o futebol, é as conferencias de imprensa ou as "flash interviews". Se uma equipa é arrasada num jogo, ou uma selecção perde um jogo na fase final, a primeira preocupação do "jornalista" é saber se a equipa está a chorar no balneário. Quer saber se há sangue, se há "noticia". O que se passou em campo fica para lugares de despromoção. Em primeiro lugar tem que se saber se a equipa está de rastos, depois arranjar um culpado e depois, só depois, analisar o jogo e o porquê da derrota.
E sim, é fácil relatar, ou comentar, um jogo dizendo trivialidades e lugares comuns. É fácil dizer que a equipa começa o jogo com um triângulo invertido ofensivo e que o defesa central tem que fazer muitas vezes a dobra porque o lateral sobe muito e não tem capacidade de fazer o corredor na sua plenitude. Difícil é ouvir comentários (como o do Mourinho no Europeu) em que acrescenta algo mais ao jogo. Alguém que saiba realmente aquilo que acontece, porquê e como.
Companheiros, eu só quero ver futebol e comer nougats a 4 100 escudos e depois ver os resumos na TV.
Saturday, August 1, 2009
Menos conversa e mais acção
Ainda existem pessoas que não perceberam que, antes de "cantar de galo", convém ter as bases e as competências necessárias que sustentem as afirmações que se irão proferir. Como diz o velho ditado, palavras leva-as o vento. E o risco de se cair no ridículo é mais que real, previsível. Nem todos podem ser Mourinho.
Mister Domingos, tenha mais Paciência e demonstre que realmente seja um treinador de qualidade antes de mandar bocas foleiras para os seu antecessores. Ou então, mande-as mas certifique-se que a equipa não joga um futebol medíocre no 1º jogo oficial. Poupava-se a patetice, ganhava credibilidade...
0 comments Labels: braga, Domingos, elfsborg
Thursday, July 23, 2009
Benfica "campeão" de juniores.

[Antes do desenvolvimento deste texto, tenho que deixar bem explicito que sou adepto, sócio e apaixonado pelo Sporting Clube de Portugal. Não quero, nem nunca pensei, ser tendencioso em alguma coisa que possa escrever aqui. Este espaço não serve de defesa a clubes e paixões, mas sim um "sitio" de reflexão e debate livre sobre o futebol.]
Foi o que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deliberou após longo estudo dos incidentes e acidentes da final do Campeonato Nacional de Juniores, em Alcochete.
Para quem não sabe, ou não se recorda, o jogo foi interrompido aos 25 minutos devido aos distúrbios (arremesso de pedras) cometidos pelas claques organizadas do Benfica enquanto se dirigiam para os seus lugares. E ninguém tem duvidas: foi isto que aconteceu. Está filmado para toda a gente ver.
O que me custa não foi as (tristes) declarações de Rui Costa, dizendo que o recinto não tinha condições. É certo que a Academia de Alcochete não se compara a qualquer estádio mas pergunto que estádio tem condições para "adeptos" que vão a um jogo de futebol, onde o jogo jogado serve apenas de desculpa para se passarem outras coisas (incluo todas as claques de todos os clubes). Também não me custou muito a falta de organização policial num derby decisivo para ambos os clubes e tendo o exemplo do ano passado, em Alvalade, onde o Sporting sagrou-se campeão frente ao FC Porto. E a apatia do SCP e do seu Presidente (que foi bem activo no local, descendo ao relvado para "resfriar" os ânimos) também não me custou por aí além. É claro que tudo isto não é normal, mas conhecendo o futebol (Nacional) como conheço, nada me "feriu" por aí além. O que é bastante grave é a demora da resolução deste incidente. Ser displicente e pouco organizada é uma filosofia que espelha o estado da nação e a maneira mesquinha de agir em Portugal.
Eu sou só um adepto de futebol, mas pergunto: porque não se fez um jogo a porta fechada, logo no fim de semana seguinte?
Parece óbvio e fácil demais para todo este enredo que é o nosso futebol.
Parece-me que esta decisão (possível de recurso) prejudica todos os intervenientes. O Sporting que se vê privado de discutir o título e o Benfica que, acredito, não queria ser campeão através de uma decisão preguiçosa e tardia.
Tuesday, July 21, 2009
Loucuras
Estamos a assistir um defeso de loucuras. O Real Madrid provocou grandes desequilíbrios no mercado europeu nesta pré-época. Injecção de capital brutal no clube com a finalidade de contratar, não apenas bons jogadores, mas jogadores-marca. Jogadores que aliem qualidade de topo dentro de campo à capacidade de gerarem grandes receitas extra-futebol. Esta estratégia muito arriscada para a viabilidade do clube a médio-longo prazo permitiu que saísse a lotaria a vários clubes, que por sua vez terão que gastar ao contratar novos jogadores bem mais do que o real valor dos mesmos.
No entanto, não esperava(ou melhor, não gostava) que o Barcelona entrasse nesse "jogo". A equipa que apresentou o melhor futebol na época passada, com um plantel coeso com 17/19 jogadores de excelente nível que alia juventude à experiência prepara-se para cometer a maior loucura deste defeso. Há poucas semanas Laporta dizia que o Barcelona era um clube diferente. Concordo. A par do Milan e Man Utd, os jogadores que compõem o seu plantel contam com muitos anos de casa. Estão totalmente adaptados ao clube e seus adeptos e sentem a camisola para além dos compromissos profissionais. São um dos poucos bons exemplos do que o futebol era até a pouco tempo. São a imagem de um CLUBE de futebol e não apenas de uma qualquer equipa dentro do negócio. Ora então porquê fazer um negócio como o da contratação de Ibrahimovic? Não ponho em causa o valor do sueco, que é enorme. Não sou o seu maior fã, é certo, mas não
me oponho à transferência por ser ESTE jogador. Acredito que a máquina "barcelona 08/09" tinha em Eto'o um dos seus pilares. Eto'o é um avançado rápido, fisicamente forte e bastante objectivo. Só tem "olhos" para o golo e as suas características tornam-ne numa máquina de golos brutal. É um dos melhores na sua posição. Ibrahimovic é um jogador bastante diferente. Tecnicamente ultra evoluído, é um jogador que tem gosta da bola no pé. Necessita dela para se libertar(ao contrário de Eto'o, que joga na procura de espaços livres). Por vezes demonstra fraca concentração competitiva. é o típico caso do jogador "vedeta".
Ora pagar 40milhões de euros mais o Eto'o mais empréstimo de Hleb parece-me demasiado exagerado. O Barcelona não seguiu o exemplo do Real Madrid, Laporta tem razão. Não o seguiu porque com este negócio o Barcelona não se reforçou. Pelo contrário, perde capacidade financeira para reforçar sectores da equipa que são mais fracos(40milhões pela transferência, Ibra vai ganhar perto de 13 Milhões!), um jogador bastante importante e ainda Hleb, um bom jogador para ter no banco. Não acredito que o "carrossel" do Barcelona se mantenha oleado com Ibra como era com o camaronês. Acredito que os adeptos de bom futebol vão perder com esta transferência.
Veremos.
Wednesday, July 15, 2009
Os Belenenses.

Com alguma relativa surpresa, o "Belém" desceu de divisão desportivamente mas subiu pela "secretaria". Para ver o Belenenses a jogar na Liga Vitalis, é preciso dar a reforma antecipada a alguém ou coincidir com uma licença de parto.
Não me levem a mal, simpatizo com o clube e, logisticamente falando, é óptimo ter um estádio em Lisboa para poder ver mais futebol ao vivo mas este vai não vai, desce não desce já começa a ser caricato pelo curioso facto de já não ser...caricato.
Ao contrário do caso Mateus, pouco se ouviu a direcção da equipa de Belém, a exigir a manutenção da equipa profissional de futebol na principal liga. Ora, duas possíveis razões:
1 - Já se sabia que iriam ficar na Liga Sagres, como é normal.
2 - Ficaram caladinhos pois, como o Estrela da Amadora (menos um estádio que eu posso visitar para ver a minha equipa), não têm garantias financeiras para o ano desportivo que se aproxima.
Qualquer uma delas, parece-me plausível.
0 comments Labels: futebol
youtubices #1
A desmarcação é um dos princípios fundamentais dum jogo de futebol. É esse movimento que faz a diferença, que provoca uma ruptura, instala o caos na organização defensiva que permite concretizar o objectivo máximo que é o golo
Inauguro então este espaço com duas jogadas incríveis...daquelas que ficam na memória por vários anos..
O mestre das assistências na "era do futebol moderno":
e um dos melhores passes da época passada na nossa liga...
0 comments Labels: desmarcação, youtube
Tuesday, July 14, 2009
DESMARCA-TE!

Quantas vezes o dissemos a um companheiro nosso de equipa? Quantas vezes dissemos "não te desmarcas-te" para justificar um mau passe nosso? Quantas vezes não o gritámos para a televisão, sempre surda, "desmarca-te!!!" para um avançado da nossa equipa do coração?
Esse é o título do nosso blog (ainda em construção). E um movimento básico do futebol.